O Santos tem, historicamente, o DNA de ser o clube formador dos seus craques. No entanto, alguns jogadores revelados pelos rivais de São Paulo viraram ídolos da torcida do Peixe. O DIÁRIO fez uma lista com cinco atletas que começaram nos principais adversários do Santos, mas viraram ídolos na Vila Belmiro. Confira a lista.
1) Serginho Chulapa
O atacante Serginho Chulapa começou a carreira nas categorias de base do São Paulo e ainda é o maior artilheiro da história do clube, com 242 gols. Em 1983, o jogador foi contratado pelo Santos e fez o gol do título paulista de 1984.
Não demorou para virar um dos principais ídolos dos torcedores do Peixe, clube em qual trabalha até hoje como assistente técnico. Com 104 gols marcados, foi por muito tempo o maior artilheiro do Santos pós Era-Pelé, até ser superado por Neymar e Robinho.
2) Viola
Revelado pelo maior rival do Peixe, o Corinthians, o atacante Viola teve duas passagens pela Vila Belmiro. Na primeira, em 98 e 99, participou da campanha da conquista da Copa Conmebol em 98 e foi artilheiro do Campeonato Brasileiro daquele ano, com 21 gols.
Depois, voltou ao clube em 2001 para a disputa do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu repetir o mesmo desempenho. Mesmo assim, foi o artilheiro do Peixe na competição, com 12 gols.
3) Dodô
Revelado pelo São Paulo, formou uma grande dupla de ataque com Viola em 99. Fez 16 gols, inclusive um golaço diante do Internacional no Beira-Rio. Foi artilheiro do Santos na temporada de 2000, com 27 gols marcados.
Deixou o clube em 2001 para se transferir ao Botafogo. Pelo Peixe, o artilheiro dos gols bonitos fez 59 gols em 128 jogos. Relembre abaixo o golaço contra o Internacional.
4) Ricardo Oliveira
O atacante Ricardo Oliveira foi revelado nas categorias de base da Portuguesa e contratado pelo Santos pela primeira vez em 2003 e foi um dos destaques da equipe na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores.
Depois, voltou ao clube em 2015 para ficar mais três anos, conquistar dois títulos (paulistas de 2010 e 2011) e se tornar um dos principais ídolos do clube. Fez 173 jogos e marcou 92 gols.
5) Zé Elias
Nasceu para o futebol como o Zé da Fiel por ter começado e se identificado no Corinthians. Já experiente, foi contratado no segundo semestre de 2004 por um pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo e teve papel importante dentro e fora de campo na conquista do título brasileiro naquele ano.
Ficou no clube até o final de 2005, quando foi para a Ucrânia. Fez 43 jogos e um gol com a camisa do Santos.
Deixar um comentário