Famoso por ser o time que mais revela craques no Brasil, o Santos teve muitos raios ao longo de sua história, de Araken (primeiro santista a disputar um Copa do Mundo) até Rodrygo, passando por Neymar, Robinho e tantos outros. O maior deles, o Rei Pelé.

Foram muitas as promessas santistas que viraram realidade no futebol, mas o DIÁRIO DO PEIXE foi em busca justamente daqueles que não vingaram na carreira. Confira o Top 5 de novos raios que não deram certo.

Adiel

Adiel era promessa dos anos 90 (Crédito: Santos FC)

No final dos anos 90, Adiel era uma das maiores promessas do futebol brasileiro. O meia santista brilhou no título da Copa do Mundo Sub-17, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, e marcou seu primeiro gol como profissional diante do poderoso Barcelona, na disputa do Troféu Joan Gamper.

O esperado sucesso como profissional não veio depois de uma série de lesões e Adiel fez apenas 63 jogos e 4 gols como jogador do Peixe e acabou girando o mundo, jogando em diversos clubes: Urawa Reds (Japão), Taubaté, Botafogo-SP, Qadsia (Emirados Árabes), Shonan Bellmare (Japão), Hubei Zhongbo (China), Hubei Huakaier (China), encerrando a carreira no Juventus, da Mooca.

Jean Chera

Jean Chera nem chegou a jogar pelo profissional (Crédito: Santos FC)

Tratado como craque das categorias de base do Peixe desde muito novo, Jean Chera era uma das grandes esperanças do torcedor santista. O meia era uma estrela para o futuro, mas brigou e saiu em litígio com o clube, quando ainda tinha 16 anos, sem nem jogar pela equipe principal.

Entre base e profissional, passou por Genoa (Itália),  Universitatea Craiova (Romênia), Paniliakos (Grécia), Flamengo, Athletico-PR, Cruzeiro, Oeste-SP, Pinheiros-SC, Cuiabá-MT e Portuguesa Santista. Chegou a ter outra chance no Santos, já 2015, mas também não conseguiu se firmar. Ainda com 24 anos, já está aposentado.

Victor Andrade

Victor Andrade não correspondeu no profissional (Crédito: Santos FC)

Mais uma joia tratada como novo Neymar, Victor Andrade estreou pelo Santos com apenas 16 anos, em 2012. Chegou a marcar três gols naquela temporada, mas não conseguiu convencer o treinador Muricy Ramalho de seu talento e de seu comprometimento. Perdendo espaço, o atacante não renovou contrato com o Peixe e saiu de graça, para o Benfica. Foram 31 jogos e 3 gols pelo Santos.

Em Portugal, também jogou no Vitória de Guimarães e no Estoril Praia. Também teve passagem pelo 1860 Munchen (Alemanha) e pela Chapecoense. Atualmente, está com 24 anos e defende o Goiás.

Tiago Luís

Tiago Luiís chegou a ser comparado com Messi (Crédito: Santos FC)

“Real Madrid negocia com o Messi brasileiro”. Foi na manchete do jornal Marca que Tiago Luís ficou famoso no futebol. Seu começo era promissor, artilheiro da Copa São Paulo, marcando gol no seu começo como profissional e enchendo os santistas de esperança. A realidade não foi a esperada. Apenas 31 jogos e dois gols pelo clube.

Tiago está com 31 anos e ainda joga profissionalmente, pelo Rayong (Tailândia). Ele já rodou por diversos clubes do Brasil: Ponte Preta, XV de Piracicaba, Bragantino, Mirassol, Chapecoense, Joinville, América Mineiro, Paysandu, Goiás e São Bento, além do União Leiria (Portugal).

Neilton

Neilton foi herói na Copa São Paulo (Crédito: Santos FC)

O nome e o estilo fizeram com que o torcedor achasse que o Santos tinha achado um novo Neymar. O atacante Neilton foi estrela na conquista da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2013, subiu para o profissional no mesmo ano, tendo certo destaque. Foram 20 jogos e 4 gols pelo Peixe. No fim daquela temporada, o sonho santista acabou. Por um pedido de aumento salarial, Neilton deixou o clube foi para o Cruzeiro.

Na carreira, além do time mineiro, outras grandes equipes do futebol brasileiro. Neilton passou por Botafogo, São Paulo, Vitória e Internacional, mas sem conseguir chegar ao nível que era esperado quando começou. Hoje, com 26 anos, está no Hatta Club (Emirados Árabes).