Nos últimos dois jogos no Brasileirão, duas derrotas. Na partida contra o São Paulo, os torcedores santistas não tiveram dúvidas e apontaram com ampla maioria o zagueiro Felipe Aguilar como grande responsável pelo revés no clássico. Já no duelo contra o Cruzeiro, no último domingo, Gustavo Henrique e Jorge Sampaoli dividiram opiniões.
O DIÁRIO DO PEIXE fez a seguinte pergunta: Quem foi o vilão na derrota para o Cruzeiro? Centenas de torcedores votaram e o zagueiro recebeu 40,91% dos votos, com Sampaoli em segundo, com 28,51%. Nas primeiras 24 horas da enquete ambos estavam empatados com 37%, mas com o passar do tempo sobrou para o jogador.
Gustavo Henrique foi expulso nos minutos iniciais do confronto, fato que acabou com o esquema tático da equipe. Mas o torcedor parece também ter reprovado a escalação e as substituições do treinador argentino nesse último jogo.
A alternativa “todos” responsáveis pela derrota ficou com a terceira colocação, com mais de 16% dos votos, seguido pela alternativa ninguém, com 11,53%. O lateral Pará, que entrou no 1º tempo e foi substituído no intervalo, também foi lembrado pelo torcedor e recebeu pouco mais de 2% dos votos.
Foi falta de orientação aos defensores, pois, com a nova regra, é prevista a expulsão, como no caso do G Henrique – a regra é recente: não se pune com pênalti + expulsão. Então deve-se adotar uma decisão estratégica, não fazer a falta fora da área, ou até tomar o gol, para evitar a expulsão, tão cedo. Se for no final da partida, é melhor parar a jogada, mesmo a consequente expulsão. Se isso não foi discutido, seria lamentável e a culpa seria do professor. Também é do professor uma solução para se jogar dessa maneira, pois se há uma falha ou roubada de bola pelo adversário, adeus viola.