Mateus Xavier foi novidade no treino do principal do Santos (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O zagueiro Jair, o lateral Souza e o atacante Mateus Xavier foram tirados do jogo do Sub-20 e treinaram com o profissional do Santos nesta sexta-feira (28) de manhã. A partida da categoria é à tarde diante o Aguaí, às 15 horas, no mesmo CT Rei Pelé, pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Paulista, com transmissão no Futebol Paulista (YouTube).

O Peixe vem se preparando para o confronto diante a Chapecoense na segunda-feira (01), às 19 horas, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada da Série B do Brasileirão. Jair e Souza não são ‘novidades’. A comissão técnica de Fábio Carille conta com a dupla no principal, mas quando não são utilizados, jogam pela base para ganhar ritmo e minutagem.

Existe a expectativa que ambos sejam relacionados contra a Chape. Porém, Mateus Xavier treinou pela primeira vez com o principal. A torcida vinha pedindo pela utilização da base, mas a cobrança veio forte da diretoria e, principalmente, depois da conversa do presidente Marcelo Teixeira com o técnico Fábio Carille nesta semana.

O defensor já é uma das expectativas do clube, mas o Diário apurou que o treinador não gostou do desempenho dele nos últimos jogos do Sub-20. Além disso, Jair foi assinar a renovação, anunciada em abril, só na última semana. Houve indagação da torcida pelo Alex estar a frente do zagueiro.

Souza é figura carimbada em convocações na Seleção de base. Apesar de lateral-esquerdo, também atua mais avançado, como ponta. Ele pode ser inclusive opção no banco no duelo de segunda já que Escobar, o titular da posição, vai cumprir suspensão por cartões e só o Hayner faz a função também.

Já Mateus Xavier é um ponta mais novo que tem características de velocidade e finalização. O jogador é outra expectativa da base e tem ganhado minutagem e gols na equipe do técnico Orlando Ribeiro. Neste ano, marcou um gol na Copinha, dois pelo estadual da categoria e mais quatro pelo Brasileiro Sub-20.

Leia também: