Bolivianos conquistaram o primeiro título com o Santos (Crédito: Arquivo Pessoal)

O zagueiro Leo Zabala, o meia Miguelito e o atacante Enzo Monteiro comemoraram o título do Santos sobre o Corinthians pelo Paulista Sub-20. Foi a primeira conquista do trio boliviano pelo Peixe. Eles fazem parte da parceria do clube  com o Projeto Bolívia 2022 e superaram desafios antes do destaque do caneco do estadual.

A categoria foi campeã no último sábado (12) após empatar com o Corinthians por 2 a 2, na Vila Belmiro, pelo confronto de volta. O Santos conquistou o Paulista Sub-20 no agregado de 4 a 2. Na partida de decisão, o meia Miguelito marcou os dois gols do Alvinegro e comemorou o momento junto à torcida e sua família na Vila.

“Foi uma emoção muito grande. Acho que nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar marcar dois gols numa final em um clássico, com a Vila lotada e minha família presente no estádio. Só tenho que agradecer a Deus por essa temporada incrível.”, comemorou Miguelito.

Desde os 14 anos no Santos, Miguel Terceiros só pode assinar seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. Desde então, assumiu a titularidade na base marcando gols e fez sua estreia no time principal.

O meia fez um balanço da sua temporada pelo Sub-20 em que somou 12 partidas pela categoria, marcou 5 gols e anotou 3 assistências.

“Acredito que foi positiva essa minha temporada pelo Sub-20 do Santos. Consegui ajudar a equipe da melhor maneira possível e pudemos fechar o ano com chave de ouro. ” , acrescentou o meia.

Titular no ataque do time, o atacante Enzo Monteiro também chegou ao clube em 2018, mas só pôde jogar competições oficiais de base em 2022, quando completou 18 anos. O camisa 9 avaliou seu primeiro ano em que também teve 12 partidas e marcou 3 gols dando 3 assistências.

“Foi um grande ano para mim. Aprendi bastante, realizei sonhos nesse ano, como ser campeão e poder jogar na Vila lotada. Tudo isso é muito gratificante. Um ano que ficará marcado para sempre na minha história como atleta, jogar como titular no meu primeiro ano e ganhar um título é uma alegria imensa.”, ressaltou o centroavante.

Já o zagueiro Leo Zabala é o mais experiente, ele chegou ao Santos em 2021 após passagem pelo Palmeiras. É relacionado pelo principal, acumula convocações para a Seleção Boliviana assim como Miguelito e também esteve na campanha do estadual. Foram 26 jogos e 3 gols no ano.

“É um momento único para nós três. Estamos muito felizes, nós sabemos que estamos representando a Bolívia, nossas famílias e sou grato a Deus por tudo. Está sendo tudo muito bom, estamos vivendo um sonho de criança, jogar fora do nosso país e ser campeão ainda.”, reforçou.

“Não tem benção melhor do que ser campeão ao lado de grandes amigos e que viraram meus irmãos. Sei o quanto cada um trabalhou para merecer isso, se esforçando a cada dia. Feliz pela conquista que a gente teve e agora sonhamos em ser campeão pelo profissional.”, acrescentou.

Leia também: