João Paulo segue se recuperando no CT Rei Pelé (Crédito: Santos FC/Divulgação)

O goleiro João completou completou um mês da cirurgia para reconstituição do Tendão de Aquiles esquerdo. O arqueiro teve a lesão na derrota do Santos para América-MG por 2 a 1, no Independência, no dia 24 de maio, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Ele está em processo de recuperação no CEPRAF (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol) do clube.

Aos 28 anos, é a primeira vez que o jogador precisou passar por um procedimento cirúrgico no futebol. JP comentou sobre como transformou a tristeza em motivação para retornar aos gramados o mais rápido possível.

“Nunca tinha passado por nada parecido. No momento eu fiquei triste pela lesão e também por tudo que envolveu aquele momento, já que acabou saindo o gol também. Foi muito difícil, mas depois minha família, minha esposa, meus amigos, companheiros e torcedores me passaram muito apoio. Fiquei mais tranquilo depois da cirurgia e estou motivado. Busquei entender que se aconteceu aquela lesão é porque tinha que acontecer, então agora é manter a cabeça erguida e trabalhar para poder voltar o quanto antes”, afirmou.

João Paulo tem sido acompanhado de perto pelos fisioterapeutas do Peixe e vem trabalhando em dois períodos durante todos os dias da semana no CT Rei Pelé. O goleir ainda está no estágio inicial de recuperação e vai passar por quatro etapas até estar liberado para atuar novamente.

“Nessa fase inicial o João ainda está com pouca mobilidade e usando a bota, então, nesses dois períodos, a gente faz um trabalho de mobilidade articular, movimentos de flexão plantar, inversão e reversão do tornozelo. E vai evoluindo gradativamente. Agora que acabamos de completar quatro semanas de cirurgia nós iniciaremos uma descarga parcial, seguindo depois para a hidro, piscina, sempre ganhando mobilidade articular. Na quarta etapa, com quatro meses após a cirurgia, ele já estará iniciando alguns trabalhos no campo, acompanhado pela fisioterapia em uma transição mista, evoluindo com pliometria e estímulos proprioceptivos. Apresentando evolução nessa fase, ele já estará entregue para a preparação de goleiros e liberado para trabalhar normalmente com o restante do grupo”, explicou o fisioterapeuta Marcelo Amâncio.

Neste primeiro mês de recuperação, como ainda estava com pouca mobilidade no pé esquerdo, o departamento médico do Santos FC precisou adaptar os exercícios para manter a preparação física do arqueiro santista. “Além de fortalecer a perna operada, também temos que trabalhar os outros grupos musculares, né!? Pois o João não pode ficar parado. E mais para frente vamos evoluir para o exercício em isocinético no tornozelo, aumentando a carga gradativamente”, ressaltou o fisioterapeuta Kelsey Andrade.

Titular incontestável do Santos nos últimos quatro anos, João Paulo admitiu que tem sido difícil acompanhar a equipe apenas como torcedor, mas revelou que tem conversado e passado força para o companheiro Gabriel Brazão, que assumiu a meta santista.

“Com certeza é muito mais difícil ficar de fora. Quando você está dentro de campo sabe que consegue ajudar seus companheiros de alguma forma. E quando está de fora, infelizmente, não tem muito o que fazer a não ser torcer. Então, sempre quando eu estou aqui com eles no CT, procuro demonstrar o meu apoio. Vestir a camisa do Santos FC não é fácil, é um gigante do futebol mundial. Eu tenho conversado com o Brazão no dia a dia. É um garoto muito esforçado. Tento passar um pouco de tranquilidade para ele. Todo mundo sabe que ele é um grande goleiro, tem uma experiência internacional, que é para poucos. Já vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Então, é um goleiro que tem total confiança do grupo para poder fazer um grande trabalho”, concluiu.

Leia também: