Sereias foram rebaixadas após o empate com o Botafogo (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

Uma semana após o rebaixamento, apenas seis jogadoras das Sereias da Vila se posiconaram sobre a queda no Brasileirão pelas redes sociais. É o caso da goleira Karen, da zagueira Janaína, da lateral Lívia Mathias, das meio-campistas Suzane Pires e Laura Valverde e a atacante Ketlen, que é a maior artilharia da história do futebol feminino do clube.

Outras ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido, é o caso das goleiras Kelly e Stefane; das zagueiras Camila Martins, Reina, Narvaez, Kelly, Cida e Rafa Martins; das laterais Dani Silva, Leidiane, Carol Lara, Vitória Kaissa e Fabiana Yanten; das meio-campistas Thaisinha, Karla, Ana Carla, Nath Pitbull e Julia Daltoé e das atacantes Sole, Charcopa, Carol Baiana, Lari Vasconcellos, Mili Menendez e Paola.

Alguns delas chegou de forma recente ao Peixe, outras são estrangeiras e algumas sequer participaram da campanha na competição por lesão ou opção técnica. No entanto, as figuras da capitã Thaisinha e da experiente Sole Jaimes são questionadas pelo torcedor. Veja o depoimento das atletas abaixo.

Leia também: Maria Alves rescinde com as Sereias da Vila e é anunciada na Turquia

KAREN

É difícil nesse momento falar qualquer coisa. Sei que nada que eu diga vai amenizar o sofrimento do Torcedor Santista, aquele que torce pela categoria, que vive de forma intensa e amável. Pra vocês, eu peço desculpas. Desculpas por não conseguirmos fazer o inevitável acontecer. Esse campeonato não foi como gostaríamos, mas não merecíamos isso… infelizmente estamos colhendo frutos que foram plantados anteriormente, mas nesse novo plantio que estamos fazemos vamos regar, cuidar e zelar para que o fruto seja bom, para que logo mais o Santos volte para onde não deveria ter saído. Eu escolhi jogar no Santos pela grandeza que o clube carrega, no escudo, na admiração e nas conquistas extraordinárias que alcançaram. Sempre foi um sonho vestir essa camisa, mas vesti-la não é tão simples como imaginam. Nós abdicamos de muitas coisas: família, relacionamentos, viagens, estudos e tudo que vocês possam imaginar, para vestir essa camisa e honra da melhor maneira possível.

Infelizmente nem sempre as coisas acontecem como a gente imagina e sim, a bola pune. Temos ciência de que não fizemos um campeonato constante e tudo isso colaborou para o acontecido, mas não pensem que não lutamos, que não passamos por cima de muitas coisas para entregar dentro de campo o melhor para vocês torcedores. Tem coisas que nem nós conseguimos entender…O que eu posso dizer é que temos dois novos desafios, Campeonato Paulista e Libertadores, e garanto para vocês que, assim como fizemos ao longo de todo o ano, vamos disputar cada bola e lutar a cada segundo, nos doando inteiramente a todo tempo. E precisaremos do apoio e da torcida de vocês, sem vocês nos apoiando a situação será mais difícil. Críticas fazem parte do futebol e você, torcedor, tem todo direito de ficar chateado e de nos cobrar, mas peço que não desistam de nos apoiar e de acreditar em nós. Precisamos de vocês, precisamos do nosso 12º jogador em campo. Sentimos muito por tudo que aconteceu, mas tenho certeza que vamos voltar mais fortes.

JANAINA

É difícil vir nesse momento falar qualquer coisa. Mas quero iniciar esse texto com um pedido de desculpas a todos os torcedores do Santos. Não foi como queríamos acabar esse campeonato. Mas lutamos até o fim. Em 2008, quando eu cheguei em Santos nas Sereias com 18 anos, eu não tinha perspectiva de como seria a minha carreira no futebol. Até porque eu tinha vindo do futsal. Me perguntava, será que vou dar certo no futebol? Eu tinha uma vida tranquila na minha cidade, jogava amava o futsal, mas sempre fui uma menina sonhadora, ambiciosa nos meus sonhos. Mas tudo era uma incógnita.

Em 2007/08 o Santos tinha uma base da seleção Brasileira, era o time mais falado na atualidade e eu não tinha noção disso. Eu só tinha sido convidada a participar de uma peneira com 450 meninas. E esperar os próximos passos. Bom, eu passei, em um resumo breve, foram os quatro anos mais vitoriosos da minha carreira. Fui para a Seleção Brasileira de base e principal, conquistei grandes títulos pelo Santos. Fizemos uma grande história dentro da modalidade e uma história linda nesse clube. O Santos era a base da seleção Brasileira. Fomos reconhecidas nacionalmente e mundialmente. E nada se comparava a realidade financeira que se vive hoje.

Quando a gente faz uma escolha e decidimos qual clube nós vamos defender, não sabemos o que pode acontecer, não sabemos o que podemos enfrentar, mas tenham certeza que nós abdicamos de muitas coisas. Nossas casas, nossos familiares. E vamos de corpo e alma defender nosso trabalho, nosso ganha pão. Quando eu decidi voltar para esse clube no qual eu fui muito vitoriosa, eu vim para honrar esse manto jamais irei baixar a cabeça. Críticas? Faz parte futebol, e o torcedor tem todo o direito de ficar chateado sim. Mas nós precisamos de vocês.

Agora, seguimos com o foco na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores. Vamos entrar em campo e honrar a camisa do Santos em todos os jogos e buscar as vitórias para colocar o Santos entre os primeiros sempre!

LIVIA MATHIAS

Venho aqui pedir desculpa a todos. Sim, estou com o sentimento que falhei com meus familiares, amigos, torcedores e principalmente com a Instituição que tenho um carinho e um respeito enorme!! Nesse momento extremamente difícil, delicado e doído. Venho aqui expressar e falar com muita tristeza o que aconteceu com as Sereias da Vila. Um ano de muitas mudanças aqui no Santos e nós atletas sempre tentando fazer o nosso melhor . Porém existem situações que ultrapassam os nossos desejos e vontades, mas de uma coisa tenho certeza e afirmo a vocês, é que tentamos muito mediante a todos os cenários!

Precisamos nesse momento analisar o que aconteceu, assim corrigir redirecionar e aprender para que possamos seguir mais forte que tudo , pois o Santos é gigante e com certeza levar esse ano de aprendizado para que isso não se repita mais . Obrigada a todos que estiveram sempre do nosso lado nos apoiando. Podem ter certeza que voltaremos maior.

SUZANE PIRES

Não sei bem por onde começar…desde domingo sentindo um aperto no peito de estar vivenciando esse momento nesse grande clube que é o Santos que não merece estar passando por isso. A instituição não merece e muito menos os torcedores que sempre apoiaram as Sereias da Vila, até mesmo depois do jogo no domingo nos aplaudindo apesar do resultado.Sempre entrei e entro em campo para dar o meu melhor, e peço desculpas ao clube e aos torcedores por não ter sido suficiente para tirar o nome do Santos desse pesadelo. Quando voltei para o Santos, gerei muitas expectativas de reviver tudo que vivi com essa camisa.

Infelizmente esse ano tem sido bem difícil, até difícil de expressar em palavras o que é estar vivendo esse momento com essa camisa. Eu amo o Santos, e vestindo esse manto meu objetivo sempre foi levar alegria aos torcedores, a minha família, aos que acompanham meu trabalho…e sinto que falhei com todos. Tá doendo e sei que vai demorar pra curar essa ferida. Mas esse ano ainda temos 2 campeonatos importantes e vamos dar tudo pra colocar as Sereias no topo novamente. Iremos trabalhar muito para dar orgulho pra vocês. Desculpa mais uma vez…

LAURA VALVERDE

Estou aqui escrevendo diretamente para as pessoas que realmente amam e se importam com as Sereias da Vila. Primeiramente eu sinto muito, muito mesmo, nos desculpem por esse momento. Estou aqui há seis anos, dois de base e quatro no profissional, eu sei bem o que é vestir essa camisa. Vivo hoje com uma dor muito grande por tudo que estamos passando. Queria ter feito mais, mas não pude, por conta da lesão e porque só fui fazer parte do elenco a partir de maio.

Muitas coisas aconteceram por aqui, esse grupo teve que lidar com todo tipo de mudança desde o início do ano e junto de tudo isso disputando o Campeonato Brasileiro mais competitivo da história do futebol feminino. Sem desculpas, mesmo com todas as dificuldades que tivemos até hoje, nós tentamos de tudo. Inúmeras conversas, discussões, semanas seguidas sem descanso pra tentar reverter toda essa situação. Mas infelizmente o que mais temíamos aconteceu.

As Sereias da Vila vão voltar e que nunca mais tenhamos que passar por isso. Agora, o que temos que fazer é trabalhar MUITO, pois temos mais dois campeonatos dificílimos pra disputar, e daremos nosso máximo em cada um. Sinto muito nação santista, de todo o meu coração, enquanto eu estiver aqui, entregarei tudo pelo Santos e por vocês que torcem por nós. Como sempre busquei fazer.

KETLEN

Desde domingo eu estou tentando digerir tudo que aconteceu, estou vivendo um pesadelo na minha vida. Quero primeiramente pedir desculpa a toda nação santista e a minha família. Amo o Santos, comecei minha carreira neste clube, meus primeiros passos profissional foram vestindo esta camisa. Vivi momentos de glórias, muitos títulos, muitas alegrias..e hoje estou no momento mais dolorido e triste que já passei. Desde que acabou o jogo no domingo, não consigo parar de chorar e nem tenho conseguido dormir, nunca pensei que passaria por esta situação.

Voltei para a nossa inter temporada com o foco total pra tirar a equipe da situação que estávamos vivendo, estava treinando duro e todos os dias pensando em como poderia ajudar dentro de campo nestes últimos 2 jogos que faltavam.. mas infelizmente tive uma torção no tornozelo e acabei rompendo o ligamento no treino, não pude estar dentro de campo nestes últimos jogos. Fiquei arrasada,sem chão, pois queria estar com as meninas e ajudar no que fosse preciso. Dói tudo isso e sei que vai doer por mais um tempo. Mas,neste momento, precisamos levantar a cabeça pois temos mais 2 campeonatos importantes pela frente.

Mais uma vez peço desculpas a toda a torcida do Santos, não foi da maneira que gostaríamos este ano , mas continuaremos lutando até o fim.
O Santos é gigante, as Sereias da Vila tem uma história maravilhosa..e tenho certeza, que com um trabalho duro, iremos voltar a elite do futebol. Santos Sempre Santos.