João Basso esteve presente na queda e na volta do Santos para à elite do futebol brasileiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O zagueiro João Basso destacou a importância da conquista da Série B para a reconstrução do Santos. Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o CRB neste domingo (17), na Vila Viva Sorte, o Peixe ergueu a taça da competição na 37ª rodada, beneficiado pelo tropeço dos adversários. O Peixe já havia garantido o acesso e o título, liderando o campeonato com 68 pontos.

Basso, titular nos últimos cinco jogos, foi importante na reta final da competição. Ele contribuiu com boas atuações defensivas e marcou um gol importante na vitória por 3 a 0 contra o Vila Nova, que consolidou a liderança santista. Apesar de críticas no passado, como a falha que resultou no primeiro gol da derrota para o Fortaleza no jogo que culminou no rebaixamento do Santos em 2023, o defensor demonstrou evolução e resiliência ao longo da temporada.

Durante a premiação, João Basso falou  com exclusividade com o DIÀRIO e refletiu sobre o processo de reconstrução do clube, valorizando o título da Série B.

“Foi um processo de muito trabalho. De muita dedicação e resiliência. Foi um momento muito difícil ano passado, onde eu senti muito o que aconteceu. Fiquei muito desiludido por, principalmente, ter falhado com tantas pessoas. A torcida nos apoiou tanto, em tantos momentos. E, no final de tudo, nós acabamos decepcionando essa nação inteira. Então, fico muito feliz de poder fazer parte dessa reconstrução. E, hoje, fazer parte da subida para a primeira divisão, colocar o clube onde ele merece estar. E de quebra ser campeão. Então, acho que foi um ano bem conturbado. Onde o torcedor não queria ter passado por isso, mas no final deu tudo certo e agora a gente está na Série A e a focar nisso, planejar bem o próximo ano para que as coisas sejam bem melhores o ano que vem”, iniciou.

Com contrato até o fim de 2026, João Basso comentou sobre o grupo atual e o planejamento para o futuro do clube.

“O grupo que foi montado esse ano foi um grupo bem maduro, bem experiente, então eu acho que para os próximos anos, para as próximas temporadas, o clube vai adotar essa mesma medida, então acho que os jogadores que vierem vão vir para contribuir, e o Santos que não passe mais por momentos parecidos com o que passou ano passado, porque não merece, o Santos merece estar na primeira divisão, merece conquistar o título e merece estar lá em cima”, finalizou.

João Basso, de 27 anos, chegou ao Santos em agosto de 2023, após passagens por clubes de Portugal e pelo Paraná, onde foi revelado. O zagueiro começou o ano no “grupo B” e logo após foi emprestado ao Estoril, de Portugal, até o fim da temporada europeia. Basso retornou ao Peixe no meio de 2024 e aos poucos foi sendo utilizado pelo técnico Fábio Carille ao longo da Série B.