Arthur Gomes anotou o gol da vitória do Peixe contra o Estudiantes na Argentina. (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos bateu o Estudiantes por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Argentina, e assumiu a liderança do grupo 6 da Copa Libertadores da América. O Peixe tem agora 6 pontos, contra 4 do Estudiantes e do Real Garcilaso (Peru) e 2 do Nacional (Uruguai). O gol santista foi marcado por Arthur Gomes, aos 18min do primeiro tempo, após boa jogada de Sasha, um dos destaques do time. Mais uma vez o goleiro Vanderlei fez defesas sensacionais e garantiu a vitória.

O jogo foi fraco tecnicamente. Mas, mesmo sem mostrar um bom futebol, o Santos foi eficiente e preciso no primeiro tempo. Mesmo com três atacantes, o time dirigido por Jair Ventura ficou postado na defesa, esperando o adversário, que atacava mais, mas sem criatividade e contundência. Na jogada mais perigosa do Estudiantes, aos 12min, o goleiro Vanderlei fez grande defesa na cabeçada do zagueiro Schunke, após cobrança de escanteio.

E no primeiro ataque, o Peixe abriu o placar. Num contra-ataque rápido, Rodrygo lançou Arthur Gomes, que tabelou com Sasha, que chutou na saída do goleiro Andújar. A bola bateu na trave e Arthur Gomes aproveitou o rebote para marcar seu quarto gol na temporada e o primeiro na Libertadores.

O restante da primeira etapa apresentou o mesmo panorama, com o Santos na defesa, marcando os atacantes argentinos, que não mostraram força para ameaçar de forma mais efetiva o gol de Vanderlei. Os santistas tentaram alguns contra-ataques, e quase chegaram ao segundo gol aos 43min. Após tabela com Dodô, Rodrygo cruzou, Arthur Gomes chutou, Andújar fez grande defesa e, no rebote, Jean Mota chutou sobre o gol, desperdiçando uma grande chance.

O time argentino voltou para a etapa final com o experiente Pavone no lugar de Giménez e continuou atacando mais. Mas a primeira grande chance foi do Santos, com Arthur Gomes, que invadiu a área, driblou o zagueiro e cruzou para trás, mas ninguém chegou para finalizar.

Minutos depois, foi a vez de Vanderlei evitar o empate mais uma vez, defendendo um desvio de Lattanzio. O Estudiantes continuou pressionando e Varderlei, mais uma vez, realizou defesas dificílimas para evitar o gol de empate do time argentino.

ESTUDIANTES (ARG) 0 X 1 SANTOS

Local: estádio Centenário de Quilmes (Argentina)

Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)

Gol: Arthur Gomes, aos 18min do primeiro tempo.

Cartões amarelos: David Braz, Vanderlei e Campi.

ESTUDIANTES:

Andújar; Facundo Sánchez, Schunke, Desábato e Campi; Lucas Rodriguez, Ivan Gomez. Gáston Giménez (Pavone, aos 45min) e Lattanzio (Cascini, aos 30min do segundo tempo); Melano e Otero. Técnico: Lucas Bernardi

SANTOS:

Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô Mota; Alison; Renato (Gustavo Henrique) e Jean Mota; Arthur Gomes (Cittadini, aos 17min do segundo tempo), Eduardo Sasha e Rodrygo (Diogo Vitor, aos 29min do segundo tempo). Técnico: Jair Ventura