Em lances polêmicos, o VAR anulou dois gols do Santos e Peixe perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Gabigol.
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Cuca caiu para a 10ª colocação na classificação, com sete pontos ganhos. Na próxima rodada, quarta-feira, o Santos recebe o Vasco, na Vila Belmiro.
O jogo
O jogo começou bastante movimenta. Logo com um minuto, Marinho recebeu lindo passe de Jobson, invadiu a área e chutou colocado, mas o goleiro Diego Alves fez boa defesa. Aos três, Soteldo arriscou da entrada da área e mandou por cima do gol.
O troco do Flamengo saiu aos seis minutos. Gabigol recebeu livre e chutou na saída do goleiro João Paulo, que fez uma grande defesa. No rebote, o atacante Michael chutou para fora.
O Peixe chegou a marcar duas vezes em seis minutos. Aos nove, Marinho recebeu na direita e tocou de calcanhar para Pará. O lateral cruzou e o atacante Raniel tocou para o gol. O árbitro deu o gol, mas, após muita demora, o VAR anulou por impedimento do atacante santista.
Aos 15 minutos, Marinho cobrou falta da direita, Jobson subiu e não alcançou, mas a bola entrou direto. O árbitro deu gol, Marinho provocou o VAR, mas, depois de outra longa demora, o árbitro de vídeo anulou o gol considerando que Jobson participou da jogada.
O Santos seguiu melhor em campo e teve duas chances seguidas aos 35 minutos. Jobson deu lindo lançamento para Felipe Jonatan, que apareceu sozinho na área e pegou de primeira, mas Diego Alves dez grande defesa. No rebote, Soteldo cruzou da esquerda, Raniel cabeceou e o goleiro do Flamengo fez outro milagre para salvar o time.
No contra-ataque, o Flamengo quase abriu o placar. Bruno Henrique arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro, Michael apareceu sozinho e pegou de primeira, mas o goleiro João Paulo fez grande defesa e salvou o Peixe.
O time carioca abriu o placar aos 49 minutos. O Santos tentou cobrar escanteio curto, Felipe Jonatan perdeu a bola, o Flamengo saiu com quatro jogadores contra dois, Gabigol recebeu na área e marcou.
O Flamengo começou o segundo tempo no ataque. Aos três minutos, Michael cruzou da direita, Gabigol pegou de primeira e o goleiro João Paulo fez uma grande defesa.
O Santos teve uma boa chance aos 17 minutos. Raniel recebeu de Carlos Sánchez na entrada da área e chutou no canto, o goleiro Diego Alves saltou e mandou para escanteio. Aos 19, após cobrança de escanteio da direita, a bola sobrou limpa para Carlos Sánchez no segundo pau, mas ele chutou por cima do gol.
Aos 34 minutos, Soteldo cruzou da esquerda, Jean Mota pegou de bicicleta, mas a bola passou à esquerda do gol de César.
SANTOS 0 X 1 FLAMENGO
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)Gols: Gabigol, aos 49 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Renê, Pará, Gerson, Jobson, Cuca, Michael, Gabigol, Bruno Henrique, William Arão, Lucas Veríssimo, Isla, Ivonei, SoteldoSANTOS
João Paulo, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Ivonei, aos 38 minutos do segundo tempo); Jobson (Jean Mota, aos 25 minutos do segundo tempo), Diego Pituca e Carlos Sánchez (Lucas Braga, aos 25 minutos do segundo tempo); Marinho, Raniel (Kaio Jorge, aos 33 minutos do segundo tempo) e Soteldo. Técnico: CucaFLAMENGO
Diego Alves (César, aos 18 minutos do segundo tempo), Renê (Isla, aos 20 minutos do segundo tempo), Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson (William Arão, aos 20 minutos do segundo tempo) e Arrascaeta; Michael, Bruno Henrique (Everton Ribeiro, aos 20 minutos do segundo tempo) e Gabigol (Diego, aos 30 minutos do segundo tempo). Técnico: Doménec Torrent
Uma palhaçada a demora da equipe de arbitragem para tomar uma decisão utilizando o VAR. Se a análise teve que procurar pelo em ovo, utilizando todos os recursos tecnológicos disponíveis, o lance era duvidoso e, portanto, o gol deveria ter sido validado. Os lances tinham irregularidades? Ok, anula o gol e segue o jogo. Agora, esfriar o jogo da forma como fez o árbitro prejudicou descaramento o Santos FC que naquele momento estava melhor.. Outra coisa a se destacar são as sucessivas falhas individuais. No jogo anterior, o Jobson errou quando a defesa saia, desta vez, o Felipe Jonatan, em ritmo de pelada, resolveu forçar a jogada quando fazia parte da última linha defensiva, ou seja, atrás dele não tinha ninguém para corrigir o erro. Muita falta de responsabilidade. Não adianta depois o cara vir e pedir desculpas, agradecer a confiança é etc. São três pontos perdidos frutos da falta de consciência do jogador, que se diz profissional. Aliás, Jobson e Felipe Jonatan parece que estão sempre no centro dos erros defensivos. É a tal cobrança curta de escanteio e outra coisa inexplicável. Vão os dois zagueiros para a área, atravessam o campo todo, e os espertos fazem cobrança curta e ainda perdem a bola. Toda a vez que perderem a bola em cobrança curta vão dar contra ataque sem os zagueiros lá atrás.