Vuaden apitou Santos e Fortaleza (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

Um dos árbitros de futebol mais conhecidos do País, Leandro Vuaden anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria dos gramados. Seu último jogo oficial foi a partida entre Santos e Fortaleza, jogo que culminou o rebaixamento do Peixe no Campeonato Brasileiro (vitória de 2 a 1 para o time nordestino). Primeiro rebaixamento da história do Alvinegro Praiano.

Mas Vuaden não largará o futebol. Ele parou de apitar para se tornar presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF/RS) da Federação Gaúcha.

“A partir de hoje, vou desempenhar uma função fora do gramado, mas com a mesma essência, dedicação e profissionalismo. Estaremos à frente de um dos melhores quadros do Brasil, também temos o apoio total da FGF, que não mede esforços para colocar a melhor infraestrutura aos árbitros. As competições gaúchas são muito fortes e isso exige muito da arbitragem. Vamos trabalhar muito para atender às demandas e para buscar a excelência”, disse Leandro Pedro Vuaden.

Vuaden começou a apitar em 1996, quando se formou no curso de arbitragem da Federação Gaúcha. Ele atuou em mais de 10 finais do Gauchão e foi eleito duas vezes o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro (2011 e 2020).