O atacante Weslley Patati marcou o gol do empate do Santos em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, no Estádio Bruno José Daniel, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Menino da Vila iniciou como titular e comemorou o primeiro gol na competição nesta temporada.
“Foi uma partida bem complicada. O Red Bull Bragantino também vem fazendo um grande trabalho em suas categorias de base e foi um duelo para nos testar. Fico feliz em poder marcar meu primeiro gol no Brasileirão e poder ajudar a equipe em um jogo tão complicado. Não foi o resultado que esperávamos, mas tiramos grandes lições para o decorrer do Brasileiro. Agora voltamos nossas atenções ao Paulistão, onde fazemos uma grande campanha, e depois retornamos ao Brasileirão, focados para fazer um jogo consistente contra o Internacional”, avaliou Patati.
Destaque na conquista do vice-campeonato da Copa São Paulo, o atacante tem vínculo com o Santos até o final de 2024 e a multa milionária de € 100 milhões de Euros. Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. O talento mostrado foi tanto que o contrato profissional não demorou para chegar.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também acumula convocações para a Seleção de base.
Alguns podem dizer que ele não está pronto e eu entendo, mas eu gostaria de ver ele sendo esporadicamente utilizado no profissional. Nem que seja para entrar aos 20 do segundo tempo, depois volta para o sub-20, voltar depois de uns 3 ou 4 jogos para entrar no segundo tempo, e assim por diante. Alternar entre o Sub-20 e o profissional para ir criando “casca”, digamos assim. Penso que seria interessante.
Pronto eu não sei… o problema é que o Patati joga em uma posição na qual o Santos está bem servido no elenco profissional que é a ponta direita!!! Por ali joga o Ângelo, Baptistão, Lucas Barbosa e até mesmo o Lucas Braga!!! Outro fator que tem que ser analisado é o motivacional… se o jogador sobe para o profissional e volta para o sub-20 é normal dar aquela desmotivada… e aí, dependendo da cabeça do jogador, pode ser algo complicado na sequência de sua carreira!!! Renyer e Ivonei são exemplos de jogadores com cabeça boa pois voltaram ao sub-20 motivados a recuperar o bom futebol que sabem jogar depois de terem problemas físicos e quase nenhuma chance de jogar no profissional!!!
Verdade, Mauro. Tem que cuidar com a parte motivacional, mas poderia ser interessante para ele entrar em alguns jogos de vez em quando, mesmo disputando torneios Sub-20, para ir vendo como é. Não sei pode fazer isso ou não, mas penso que seria uma experiência para ele entrar pelo menos em uns dois jogos no profissional esse ano e disputar a Copa São Paulo ano que vem para consolidar a promoção aos profissionais.
Estive ontem Santo André vendo esse jogo, é nítido que no momento nenhum dos atletas que jogaram ontem estão prontos, Patati, tem boa técnica, mas ainda erra em muitas tomadas de decisão, assim como Renyer, Ivonei, entre outros.
O Transferban fez muito mal ao Santos, muitos garotos subiram antes da hora, devido a impossibilidade de se poder contratar, o ideal é deixar esses garotos la mais um ano, completar o ciclo de base da forma correta, até pq nenhum deles é a solução dos problemas do SANTOS, o mesmo se deveria fazer com Angelo, Kaiky, Balieiro.