Em 2019, Yuri Alberto fez apenas três jogos na equipe profissional do Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O ano de 2020 deve ser de muitas oportunidades para os jovens das categorias de base do Santos. Uma das promessas da equipe, o atacante Yuri Alberto teve pouquíssimas chances em 2019, mesmo assim ele considerou que teve uma boa temporada.

O Menino da Vila, de 18 anos, soma  22 jogos e dois gols na equipe profissional. Com Jorge Sampaoli no ano passado, foram apenas três partidas e nenhum gol. Mas as convocações para a Seleção Brasileira de base e os bons jogos nos aspirantes do Peixe fizeram com que o garoto não baixasse a cabeça.

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE, o atacante falou que espera se firmar no profissional em 2020. No momento, Yuri Alberto está na Granja Comary com a Seleção que vai disputar o Pré-Olímpico, competição que começará no dia 19 de janeiro e que será realizada na Colômbia.

“(2019) Foi um ano em que treinei forte todos os dias e tive uma evolução física muito grande, pela forma como treinei e pela maturação já esperada por minha idade. Mentalmente também tive que aprender muito, principalmente a ter paciência e entender os momentos para obter as minhas oportunidades. Sem dúvida, gostaria de ter atuado mais pelo Santos e ter tido mais chances. Isso, eu tive na Seleção Brasileira, onde fui capitão, fiz gols e realizei bons jogos. Devo isso muito a André Jardine, que enxergou isso e me ajudou a ter a confiança de que eu estou no caminho certo”, destacou o atacante, que também deixou clara a importância do pré-olímpico para o seu futuro profissional.

“Com a convocação do Pré-Olímpico, há um sinal de que 2020 será um ano de confirmação. Só jogadores de alto nível no Brasil e no mundo é que estão nesta Seleção. Me vejo em condições de brigar pela titularidade neste grupo e isso me trará ainda mais confiança para me afirmar no cenário profissional do futebol brasileiro e mundial”, disse Yuri Alberto.

Quando voltar ao Peixe, Yuri Alberto terá a concorrência de outros quatro jogadores para o comando de ataque do Peixe: Eduardo Sasha, Uribe, Kaio Jorge e o recém-contratado Raniel. Mas antes de resolver sua situação em campo, o atacante terá que se entender com o Peixe fora dele.

O contrato de Yuri Alberto com o Santos se encerrará no meio do ano e o jogador poderá no final de fevereiro já assinar um pré-contrato com qualquer clube do Brasil ou exterior. No passado, houve o interesse de clubes da Inglaterra e Itália no jogador, mas o Peixe não liberou o atleta. O Santos tem interesse na permanência do atacante na Vila Belmiro e já iniciou as negociações para uma renovação, mas até agora nada do contrato ser assinado.