O zagueiro Léo Zabala e o meia Miguel Terceiros, do Sub-20 do Santos, foram convocados pela a Seleção Principal da Bolívia para atuar na data Fifa no final de setembro. A Bolívia terá um amistoso contra o Senegal, na Austria, no dia 24 de setembro.
A dupla boliviana deve desfalcar o Santos na última rodada da terceira fase do Paulista Sub-20 quando a equipe recebe o Guarani, às 15 horas, no CT Rei Pelé no domingo do dia 25.
Zabala chegou ao Santos em setembro de 2021 e ficou fora da Copinha por conta da Covid-19. O defensor sempre foi constantemente convocado para Seleção da base e chegou a ser chamado em alguns jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 no ano passado.
Sua primeira experiência no futebol brasileiro foi no Palmeiras, em 2019. Aos 20 anos, o boliviano renovou com o Santos no início de junho e tem vínculo até o final de 2023. Ele é titular na categoria Sub-20 e atua pelo lado esquerdo.
Já Miguelito é uma das expectativas de promessas do futebol boliviano. Ele chegou ao Peixe em por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios até o ano presente em seu nome.
O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.
Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já era convocado para a Seleção Sub-20, mesmo quando tinha apenas 16 anos. No final de 2021, já foi convocado para participar de treinamentos com a seleção principal boliviana no final de 2021, mas ainda não chegou a entrar em campo.
No Santos desde os 14 anos, Miguel finalmente assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, apenas com a abertura da janela pode vestir a camisa do Peixe oficialmente.
Ele já é um dos destaques do Sub-20 marcando no Paulista e no Brasileiro. Na última semana, ele sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo em um dos treinamentos e já está de volta à disposição do Alvinegro.
Daqui a pouco a torcida do Santos fala mal dele.
Orlando deve escalar o time num 4x2x3x1 como ele faz sub 20. Resta saber quem serão os artistas. Deve trazer Zabala, João Victor “Balão”, Ed Carlos, Miguelito e Weslley Patatí, ambos devem revezar entre sub 20 e profissional.
Tomara Zeca.
Além do vasto e bom histórico, o Orlando conhece bem o Sub-20, o q me dá muita esperança q coloque esses jogadores p/treinar sempre c/o profissional.
Não condiz c/a realidade do clube ficar c/receio d subir os “meninos”, afinal, o Santos sempre lançou os novos jogadores por necessidade e não por projetos bem executados.
Seria tbm interessante profissionalizar o futebol, já passou o tempo q improvisações conquistavam títulos.
Boa sorte aos meninos na seleção de seu país, que consigam levar a Bolívia apróxima copa do mundo.
Boa sorte e que voltem com mais confiança e personalidade pra representar o Santos
Santos tem carência no time principal, agora com Orlando quem sabe não usa esses garotos, porque tem jogadores ganhando dinheiro fácil no principal sem dar conta de sua posição, Santos precisa vencer e técnico exigir que cada um jogue em sua posição, não precisa de dez atacantes, precisa que a bola chegue nos atacantes e mandar esses caras de traz parar de dar chutao pro gol.