O zagueiro Matheus Guedes foi apresentado nesta terça-feira como novo reforço do Portimonense, de Portugal. O jogador estava sem contrato com o Santos desde o início de abril deste ano e foi para o clube português de graça.
Matheus Guedes tem apenas 19 anos. O jogador foi chamado diversas vezes para treinar no profissional do clube, mas não chegou a vestir a camisa alvinegra. Canhoto, alto e dono de um porte físico diferenciado, Guedes costumava ser destaque nas equipes de base do Santos que defendeu.
O Santos chegou a protocolar uma proposta formal na Federação Paulista de Futebol para garantir o direito de prioridade para a renovação do primeiro contrato, mas o jogador não aceitou a proposta e considera o direito não ter validade para transferências internacionais.
Matheus Guedes chegou a estar perto da Roma, da Itália, mas a saída do diretor esportivo Monchi, que voltou ao Sevilla, atrapalhou a negociação.
“Teve a oportunidade da Roma, mas não aconteceu. O Portimonense veio e fez uma boa proposta. Fico muito feliz por esta oportunidade”, afirmou o jogador em sua entrevista coletiva.
Um erro e chamar o garoto para treinar com os profissionais sem ter contrato. O Santos FC teve vários problemas para fechar contratos com garotos nessa situação porque os empresários e pais de atletas ficam de olho grande. Dessas “promessas” que assinaram, até agora, só ficaram na promessa e nada mais. O Sampaoli não utiliza ninguém Por várias vezes chamam os jogadores de “destaques” da base, mas o time Sub20 faz tempo que não se apresenta bem no campeonato brasileiro da categoria. Na Copa São Paulo idem. Talvez o “destaque” de um time ruim não seja bom o suficiente para ser utilizado no time principal.