Zé Rafael segue se recuperando no Santos (Crédito: Reprodução/Edu Jardim)

O volante Zé Rafael comentou sobre a recuperação no Santos após uma cirurgia na coluna, realizada ainda no dia 7 de fevereiro. O jogador segue trabalhado de forma interna no CT Rei Pelé com a fisioterapia e o Departamento Médico prevê uma recuperação completa em três meses depois do procedimento, que deve ser em maio.

“Estou muito feliz, motivado e acho que estou evoluindo super bem. É o processo normal depois de uma cirurgia, estamos respeitando alguns prazos. De cicatrização e tudo mais. Em breve vou estar disponível para poder ajudar a nossa equipe e espero o quanto antes poder estar fazendo isso com alegria e com excelência. Não temos nada estipulado sobre prazo, mas acredito que vai ser um processo rápido. A pior parte já ficou para trás e a parte inicial de recuperação estamos evoluindo bem”, afirmou em entrevista ao Esporte por Esporte.

Questionado sobre posicionamento quando retornar, Zé Rafael despistou preferência e se colocou à disposição do técnico Pedro Caixinha. Ele já atuou como 5, camisa 8 e até de 10 na passagem pelo Bahia.

“O que precisar ali, o que o professor tiver de ideia e independente do jogo, a função ele define e vou estar disponível. Espero poder ajudar da melhor forma que eu puder”, completou ao EPE.

A ideia é trabalhar aos poucos com a bola e recondicionar fisicamente na reta final da recuperação visando a disputa do Brasileirão e Copa do Brasil. Anunciado no dia 26 de fevereiro, ele assinou um vínculo até o fim de 2027. Apenas depois da recuperação completa que o Peixe pagará R$ 15 milhões pela negociação ao Palmeiras.

Leia também: Departamento Humano promove encontro com a Secretaria de Educação de Santos

Como ele já havia sido inscrito pelo rival no Paulistão e não poderia atuar pelo Alvinegro no estadual, os Departamentos Médicos dos clubes trocaram informações e decidiram que era o melhor momento para o volante passar pelo procedimento.

Desde o fim de dezembro, o Santos estava insistindo ao Palmeiras pelo empréstimo do volante que disse não várias vezes, mas mudou de ideia pela chegada de outras peças no clube e o projeto santista com o retorno de Neymar.

Natural de Ponta Grossa (Paraná), o meio-campista iniciou a carreira no Coritiba. Ainda acumula passagens por Novo Hamburgo, Londrina, Bahia e está no Palmeiras desde 2019. Ao todo, foram 308 partidas, 25 gols e 24 assistências pelo time da Barra Funda. Além da conquista dos títulos do Brasileirão (2022 e 2023), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Supercopa do Brasil (2023) e Recopa (2022).

Inclusive, já atuou em 21 oportunidades contra o próprio Peixe atuando pelo rival e pelo time baiano de acordo com o Transfermarkt. Foram 13 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com um gol anotado e três assistências.